Capitu traiu ou não Bentinho? Alerta polêmica!
- Singular Junior
- 16 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Contém spoilers!
Se você já passou pelo Ensino Médio, já deve ter lido “Dom Casmurro” de Machado de Assis e, provavelmente, julgado se Capitu traiu ou não Bentinho! Se não leu, leia, pois você está perdendo essa fofoca literária!

Será?
Essa é uma pergunta feita desde 1899, quando Machado de Assis publicou a obra “Dom Casmurro”.
Vamos analisar alguns fatos para tentar desvendar esse mistério! Bentinho é um narrador-personagem, já que conta sua própria história, e é chamado de “casmurro”, nome que se dá a um sujeito calado e solitário. Nosso narrador cresceu com Capitu, sua vizinha, que possuía, segundo ele, “olhos de cigana oblíqua e dissimulada” (CASMURRO, 1899) e apaixonou-se por ela. A mãe do jovem havia prometido que ele seria padre.
Bentinho, então, mesmo amando Capitu, vai para o seminário. No entanto, ao perceber que essa não era sua vocação, Bentinho volta para a casa. D. Glória, sua mãe, troca a promessa feita a Deus e o moço se casa com Capitu. Porém, Escobar, melhor amigo de Bentinho no seminário, também volta e passa a conviver muito com a família do companheiro. Escobar também forma sua própria família e é pai de uma menina.
A desconfiança
Depois de casada, Capitu demora muito a engravidar, e todos ficam ansiosos. Enfim, ela engravida. Entretanto, quando a criança nasce, Bentinho começa a achá-la muito parecida com Escobar e ele, que já era desconfiado da amizade dos dois, passa a presenciar situações suspeitas, como Escobar tarde da noite em sua porta. Também é preciso lembrar, no entanto, que Bentinho sempre foi ciumento e paranoico, além de ser o narrador da história, o que limita o leitor a uma única visão da história. Em relação à demora de Capitu para engravidar, poderia ser explicado como algo congênito da família de Bentinho, pois sua mãe também demorou e, por isso, fez a promessa. O fato de Ezequiel, o filho, se parecer com Escobar, poderia ser devido às brincadeiras dele imitar as pessoas.
Vida real?
Os leitores tomam partidos diferentes. Um questionamento polêmico descoberto por um jornalista chamado Cony, e depois sustentado por outro profissional chamado Humberto de Campos, é que Machado de Assis poderia estar narrando partes de sua vida na história. Devemos nos atentar, entretanto, para nunca julgar uma obra pela vida do autor. Fato é que Machado de Assis poderia ter tido um caso com Georgiana Cochrane, mulher de seu amigo José de Alencar. Assim, o filho de Alencar, chamado Mário seria, na verdade, filho de Machado. Se assim fosse, poderiam julgar que Capitu realmente traiu Bentinho, considerando que Machado se inspirou em seu caso para escrever a história.


As evidências enfatizadas por esses jornalistas seriam as de que Mário se parecia com Machado, principalmente sua testa. Além disso, os dois tinham epilepsia, doença que pode ser hereditária. Uma outra evidência, seria o afeto paternal que os dois demonstravam na troca de cartas, em que Mário chegava a chamar Machado de pai e o autor não dispensava a companhia do moço na velhice. Ademais, Mário também não se dava com José de Alencar.


Comments